Dia Mundial Sem Tabaco: o que precisamos saber?
- Hospital São Francisco
- 31 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

O tabagismo no Brasil aumentou exponencialmente nos últimos anos. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o percentual total de fumantes com 18 anos ou mais é de 9,1%, sendo 11,8% entre homens e 6,7% entre mulheres.
Sabemos que o tabagismo é uma doença que se origina da dependência química da nicotina. Na pandemia, por exemplo, o crescimento do consumo de cigarro aumentou para 34%, segundo a Fiocruz. Isso nos leva à associação da deterioração da saúde mental dos tabagistas, com piora de quadros de depressão, ansiedade e insônia.
Por que precisamos prevenir o tabagismo?
Para muitos, parar de fumar é um grande desafio, sobretudo quando o vício está associado ao estresse social e econômico relacionados, muitas vezes, ao contexto social de quem fuma.
Em novembro de 2022, a Organização Mundial de Saúde listou cem razões para conscientização e cessação do fumo com o intuito de motivar, sensibilizar e encorajar os tabagistas a deixarem de fumar.
Veja algumas recomendações
● Os cigarros eletrônicos são prejudiciais à saúde e não são seguros.
● O uso de tabaco, principalmente o fumo, tira o fôlego.
● O tabaco destrói o seu coração.
● O tabaco causa mais de 20 tipos de câncer.
● Os fumantes têm maior probabilidade de perder a visão e a audição.
● O tabaco afeta praticamente todos os órgãos do corpo.
● O uso de tabaco e nicotina prejudica seu bebê.
● O tabaco polui o ambiente.
Fumantes passivos
É importante também lembrar e falar do tabagismo passivo, que se trata da fumaça de derivados do tabaco, como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por pessoas não fumantes. A inalação de toxinas por pessoas não fumantes pode acarretar a mesma proporção de danos provocados por pessoas que possuem o hábito do fumo, isso porque muitas vezes o consumo do cigarro, mesmo em ambiente aberto, libera todas suas substâncias químicas no mesmo espaço.
Doenças causadas por tabaco
O tabagismo pode desencadear cerca de 50 tipos doenças distintas, sobretudo as doenças cardiovasculares como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame.
Nós, profissionais da saúde, precisamos relembrar não só na campanha de conscientização, mas todos os dias que o tabagismo é responsável por inúmeras mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e também por doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.
O hábito do fumo diminui consideravelmente as defesas do organismo e assim o fumante tende a aumentar a probabilidade de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose, podendo também causar impotência sexual.
No Dia Mundial Sem Tabaco, é de máxima importância cada vez mais levar conhecimento e informação para pessoas que ainda pouco conhecem as consequências do hábito do fumo.
O Hospital São Francisco acredita e trabalha há 27 anos na estrutura de uma medicina viva e consciente, por isso, além do melhor suporte médico de Serra Talhada, o nosso compromisso é poder levar ainda mais orientação nos cuidados.
Para informações e agendamento, basta entrar em contato através das redes sociais: @hospitalsaofrancisco; ou pelos telefones: (87) 3831-1220 / (87) 99611-1010.
Comments