Diabetes: entenda por quê acompanhar o diagnóstico
- Hospital São Francisco
- 26 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

No dia 26 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, no qual relembramos e conscientizamos a sociedade sobre a síndrome metabólica de origem múltipla, que se desenvolve a partir da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos no corpo.
A data surgiu em uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) e fala de 8,9% de toda a população do país, segundo dados de 2016, divulgados pelo Ministério da Saúde. Esse número corresponde a mais de 18 milhões de pessoas e representa um crescimento significativo comparado aos anos anteriores.
Segundo alguns especialistas da endocrinologia, o aumento deste índice pode ter sido provocado devido a falta de cuidados de rotina com a saúde e o estilo de vida cada vez mais acelerado nas cidades, com pouca atenção à alimentação.
Os problemas que surgem a partir da urbanização, por exemplo, como estresse e falta de tempo, podem levar o indivíduo ao sedentarismo e consequentemente à má alimentação que, quando somados à predisposição genética da diabetes, pode refletir em obesidade. Assim, o diabetes é uma doença crônica e silenciosa a qual o paciente deverá conviver durante a vida toda.
O tratamento da diabetes, em todas as suas condições, inclui medicações de uso oral e injetável como a insulina. Existem inúmeros tipos de insulina no mercado, sendo algumas de ação mais rápida e outras de forma mais lenta, sendo ainda possível a combinação delas em alguns casos.
É importante fazer uma dieta com carboidratos complexos, durante o uso das medicações, para que assim o indivíduo portador da diabetes possa realizar atividades físicas, tanto aeróbicas quanto anaeróbicas.
Comments