O conhecimento conscientiza. Saiba mais sobre o Transtorno do Espectro Autista
- Hospital São Francisco
- 3 de abr. de 2023
- 1 min de leitura

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma desordem relacionada ao desenvolvimento neurológico, que afeta a maneira como a pessoa aprende, se comporta, se comunica e interage com outras pessoas.
Existem diferentes níveis de severidade dentro do transtorno do espectro autista, que afetam de forma distinta o desenvolvimento de cada pessoa. Assim, alguns indivíduos com TEA podem necessitar de um suporte maior no seu dia a dia e outros nem tanto.
O diagnóstico é baseado em uma avaliação clínica detalhada que considera a presença de sinais e sintomas característicos do transtorno. Os critérios diagnósticos são estabelecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e pela Classificação Internacional de Doenças (CID-11).
Os principais sinais e sintomas do TEA incluem dificuldades na comunicação social, prejuízos na interação social e comportamentos repetitivos ou restritos. Para avaliar esses aspectos, são utilizados instrumentos padronizados, como questionários, escalas de observação e entrevistas com os pais ou cuidadores.
Além disso, é importante que o diagnóstico seja realizado por profissionais especializados em TEA, como psiquiatras, neurologistas, psicólogos e fonoaudiólogos, que possuem conhecimento e experiência na identificação e tratamento do transtorno.
É fundamental lembrar que o diagnóstico precoce e preciso do TEA possibilita um tratamento e acompanhamento adequado do paciente o quanto antes, contribuindo para seu desenvolvimento e qualidade de vida.
E nisso, você pode contar com o Hospital São Francisco, que tem em seu quadro médico psicólogo, psiquiatra e fonoaudiólogo, aptos para o diagnóstico e acompanhamentos de pacientes autistas.
Para informações e agendamento, basta entrar em contato através das redes sociais: @hospitalsaofrancisco; ou pelos telefones: (87) 3831-1220 / (87) 99611-1010.
Comentarios